Venda de infoprodutos: um guia completo de como monetizar seus conhecimento e ganhar dinheiro na internet

Já pensou em se tornar um empreendedor digital de sucesso e ganhar uma boa grana sem precisar sair de casa?

Pois saiba que há como transformar conhecimento em dinheiro produzindo e vendendo conteúdos na internet.

O mercado dos chamados infoprodutos tem estado aquecido nos últimos anos, especialmente nesse período pandêmico que estamos vivendo.

Segundo a pesquisa Global Consumer Insights Survey 2020, realizada pela PwC, 45% das pessoas realizaram pelo menos uma compra pelo celular desde o início da pandemia, incluindo infoprodutos.

Por passarem mais tempo em casa, muitas pessoas decidiram aproveitar o isolamento para fazer cursos online e aprender coisas novas, por exemplo.

Assim, o mercado de venda de infoprodutos se tornou uma grande oportunidade para quem quer empreender e ganhar dinheiro com a internet.

Neste guia, vamos ensinar tudo o que você precisa saber sobre como vender infoprodutos e se tornar um empreendedor de sucesso, abrindo um negócio que você pode fazer em sua própria casa.

Ao longo deste conteúdo, você vai descobrir:

  • O que são infoprodutos?
  • Vantagens de trabalhar com a venda de infoprodutos
  • Como ganhar dinheiro vendendo infoprodutos?
  • Qual melhor infoproduto para vender?
  • Passo a passo: como vender infoprodutos e ganhar dinheiro na internet?
  • Venda de infoprodutos: como ganhar dinheiro com WhatsApp?
  • Como ganhar dinheiro sendo afiliado na ChatPay?

Leia também: Como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro? + 6 dicas

O que são infoprodutos?

Infoprodutos são produtos de caráter informativo, sendo comercializados e acessados em ambiente digital.

Tratam-se de conteúdos que podem ser veiculados em diferentes formatos, como texto, imagem, áudio, animações, desenhos etc.

Um infoproduto surge quando uma pessoa decide compartilhar seus conhecimentos, experiências e habilidades com outras pessoas interessadas em aprender sobre determinado assunto.

Então, produz-se conteúdos sobre temáticas específicas que, depois, são comercializados pela internet como infoprodutos.

Leia mais: 5 tipos de conteúdo para redes sociais para montar seu plano

Vantagens de trabalhar com a venda de infoprodutos

Se você tem interesse em trabalhar com a venda de infoprodutos, saiba que essa forma de empreendedorismo tem muitas vantagens a oferecer.

A começar pelo baixo investimento inicial. Há como transformar conhecimento em dinheiro sem precisar investir muito dinheiro.

Diferentemente de uma empresa física, você não precisará, por exemplo, arcar com custos de aluguel do espaço, matéria-prima, armazenamento, distribuição etc.

Outro ponto que conta a favor da venda de infoprodutos é a maior facilidade para ganhar escalabilidade. Ou seja, em pouco tempo você consegue alavancar suas vendas sem precisar aumentar seu investimento.

Além disso, há como ganhar dinheiro vendendo infoprodutos a qualquer hora do dia; não existe restrição de horário comercial em vendas pela internet.

Veja também: Gestão de negócios digitais: como fazer seu negócio decolar?

Se você pretende começar a criar conteúdos e infoprodutos, este vídeo e os demais da série podem ser de grande ajuda para você:

Venda de infoprodutos: como ganhar dinheiro vendendo infoprodutos?

Existem basicamente duas formas de como transformar conhecimento em dinheiro. A primeira delas é quando você se torna um produtor de conteúdo e elabora infoprodutos de sua autoria para, depois, colocá-los à venda na internet (mais à frente vamos falar sobre onde vender infoprodutos).

A outra alternativa de como vender infoprodutos é se tornando um afiliado. Em vez de produzir seus próprios infoprodutos, você vai divulgar e vender conteúdos de outros produtores em troca de uma comissão sobre o valor de cada venda.

Ou seja, o afiliado é quem faz a ponte entre o produtor e as pessoas interessadas em adquirir determinado infoproduto.

Para atuar na venda de infoprodutos como afiliado, você não necessariamente precisa ser um expert nos temas abordados nos conteúdos que você quer vender.

Na verdade, há a possibilidade de você, enquanto afiliado, comercializar infoprodutos sobre diferentes assuntos e, assim, aumentar seus ganhos.

Veja mais: Como criadores de conteúdo podem ser menos dependentes de publicidade

Confira como utilizar o programa de afiliados da ChatPay e aumentar seus ganhos com seus infoprodutos:

Qual melhor infoproduto para vender?

Existem diferentes tipos de infoprodutos que você pode produzir e vender. A escolha da melhor opção vai depender da sua afinidade com o formato escolhido e de como o seu público prefere consumir seus conteúdos.

Confira a seguir quais são os principais formatos de infoprodutos e decida você mesmo quais são os melhores.

1 - E-books

Os e-books são livros eletrônicos. Esse formato de infoproduto é utilizado para compartilhar conteúdo ricos sobre determinados temas.

Os e-books precisam ser bem diagramados e geralmente contêm imagens e artes ilustrativas.

Por isso, além de um texto que traga as informações e ensinamentos adequados, um e-book precisa ser criado com ajuda de um profissional da área do design visual.

2 - Audiobook

O audiobook é um formato de infoproduto em que os conteúdos são entregues em áudio para os consumidores. 

No audiobook é disponibilizada uma narração sobre algum assunto específico.

3 - Cursos online

Os cursos online são um tipo de infoproduto que faz muito sucesso. Eles servem para abordar assuntos com mais profundidade e podem conter diferentes conteúdos que combinam teoria e prática. 

DICA: Porque as comunidades pagas mudaram a minha percepção sobre a forma com que aprendemos

4 - Podcasts

Assim como o audiobook, o podcast é um infoproduto em áudio. A diferença é que no podcast o conteúdo vai além do que uma narração.

Alguns podcasts podem contar com participações de outros especialistas. A cada episódio serão abordados assuntos relacionados a um tema guarda-chuva.

5 - Videoaulas

Nas videoaulas, o produtor grava vídeos ensinando algo para os seus consumidores.

Esse é um tipo de conteúdo mais rico e trabalhoso de ser feito, pois é preciso de atentar à edição do vídeo, cenário, elaboração de um roteiro, iluminação etc.

6 - Screencasts

O screencast é um tipo de infoproduto em que a tela do computador do produtor de conteúdo é gravada enquanto ele narra o que está sendo feito.

Esse é um formato muito utilizado para elaboração de tutoriais.

7 - Videocasts

Nos videocasts, os conteúdos são transmitidos em áudio e vídeo. Não necessariamente os videocasts são considerados uma videoaula; eles são como um podcast ilustrado.

8 - Webinars

Os webinars são seminários ou reuniões virtuais. Esse tipo de conteúdo pode ser gravado ou transmitido ao vivo. Além disso, o público pode interagir com os apresentadores.

9 - Whitepapers

Os whitepapers são semelhantes aos e-books. No entanto, os conteúdos são mais densos.

Esse formato é mais utilizado para tratar de temas muito técnicos e bastante específicos.

10 - Infográficos

Você tem a opção de produzir infográficos. Esse é um tipo de conteúdo que passa informação e dados técnicos a partir de artes ilustrativas e imagens.

Com esse formato de infoproduto, é possível ensinar assuntos complexos de maneira mais simples e de fácil entendimento.

11 - Templates

Os templates são um tipo de infoproduto que consiste em modelos pré-definidos de tabelas, gráficos, relatórios, banners, planilhas etc. O objetivo é oferecer para o público arquivos com configurações já prontas e personalizáveis.

Confira em nosso blog: Criação de conteúdo digital: 8 dicas e 6 ferramentas para você começar com pé direito!

Passo a passo: como vender infoprodutos e ganhar dinheiro na internet?

Para você que chegou até aqui na leitura deste guia, é hora de descobrir como começar a vender infoprodutos e faturar sem sair de casa.

Confira abaixo o passo a passo para obter sucesso com a venda de infoprodutos.

Passo 1 - Defina os assuntos que serão abordados nos seus infoprodutos

Procure escolher assuntos com os quais você já tenha certa afinidade e interesse. Além disso, é importante também que você considere as demandas do público; ou seja, em quais assuntos as pessoas estão mais interessadas e desejam aprender mais?

Leia também: GUIA: Como encontrar um nicho de mercado lucrativo

Passo 2 - Escolha os formatos ideais para desenvolver seus infoprodutos

Você não precisa se prender a um único formato. Escolha aqueles que mais combinam com seus conteúdos e que também têm maior adesão do seu público.

Passo 3 - Defina onde vender os infoprodutos

Saiba em quais canais você vai comercializar seus infoprodutos. Você pode, por exemplo, criar o seu próprio site ou então escolher algumas das várias opções de plataformas especializadas para hospedar seus conteúdos.

Há também a possibilidade de criar comunidades de aprendizado no Telegram ou no WhatsApp, em que as pessoas pagam para entrar nesses grupos, ter acesso aos seus infoprodutos e interagir com outros membros.

Passo 4 - Divulgue os seus infoprodutos nas redes sociais

Além de definir onde vender infoprodutos, você também precisa criar uma estratégia de divulgação dos seus conteúdos.

Produza conteúdos específicos para as redes sociais de modo a atrair pessoas interessadas em se aprofundar nos assuntos que você se dedica.

Além disso, invista em posts patrocinados para alavancar o alcance dos seus posts.

Veja também: Como criar um calendário de postagens para redes sociais?

Venda de infoprodutos: como ganhar dinheiro com WhatsApp?

Conforme mencionamos anteriormente, uma das formas para vender seus infoprodutos é por meio de grupos no WhatsApp e também no Telegram.

Nessas comunidades virtuais de aprendizado, várias pessoas com interesse em comum se reúnem para trocar informações, participar de desafios e ter acesso a materiais exclusivos.

Para isso, elas pagam uma mensalidade que vai garantir a permanência delas no grupo.

Com a ajuda da ChatPay, você pode criar a sua comunidade de aprendizado e começar a vender o acesso ao seu grupo no WhatsApp.

Além disso, com a ChatPay você consegue gerenciar os pagamentos e remover automaticamente os inadimplentes.

Há também a possibilidade de contar com a ajuda de afiliados para vender o acesso ao seu grupo no WhatsApp. Cada afiliado recebe um link único para rastrear as vendas; assim, eles receberão corretamente suas comissões.

Leia mais: 

E então, ficou claro como funciona a venda de infoprodutos?

Se você quer se tornar um empreendedor digital e monetizar seus conhecimentos e experiências, o mercado de infoprodutos é uma boa opção.

Conte com a ajuda da ChatPay para criar suas comunidades de aprendizado e ganhe dinheiro com a produção de conteúdo digital.

Acesse sempre que precisar: