Criador de conteúdo pode parecer algo distante e específico de algumas mídias, nós queremos te mostrar um outro lado dessa possibilidade.

Os criadores de conteúdo deixaram de ser específicos a determinadas redes sociais e agora começaram a ser definidos como alguém que compartilha um conteúdo determinado em mídias diversas. Hoje, todos nós com acesso à internet já somos criadores de conteúdo.

A dúvida é: você gostaria de ter essa função full time? Encarar essa possibilidade como carreira? Se sim, você pode se especializar na sua produção de conteúdo e escolher uma meio para sua transmissão. Literalmente, qualquer profissão pode ser importada para o meio digital e para que isso aconteça é necessário que você entenda as ferramentas de cada meio. Com isso, qualquer um pode ser um criador de conteúdo.

1. MELHORE SUA HABILIDADE DE ESCRITA

Se você deseja ser um criador de conteúdo de alta qualidade, a primeira coisa que você precisa é ter uma boa noção de escrita. Comparada com a capacidade de capturar assuntos quentes, a capacidade de escrever ou roteirizar é pouco considerada.

Hoje em dia a caneta está fora de uso, mas escrever, independente de onde, ajuda a melhorar a sua capacidade de capturar pontos quentes e ir cada vez mais longe no caminho da criação.

2. PESQUISE POR PALAVRAS-CHAVE

A criação de sua buyer persona provavelmente deu a você alguns insights sobre os tópicos sobre os quais escreverá, e as perguntas que seu público pode ter é uma boa maneira de fazer sua pesquisa de palavras-chave é anotar algumas perguntas que seu público possa ter.

Faça uma pesquisa de palavras-chave para ver quantas pessoas buscam por uma palavra específica e saber o tamanho da busca mensal e a extensão de sua dificuldade.

3. PROCURE POR IDEIAS

Agora que você identificou as palavras-chave a serem segmentadas, é hora de apresentar algumas ideias de conteúdo.

As melhores formas de ter ideias são a tempestade de ideias, buscar inspiração nos livros que você leu, pesquisas na web e a pesquisa de concorrentes.

Siga seus canais de marketing e acompanhe o conteúdo dos tópicos sobre os quais escrevem, os formatos de conteúdo que usam para alcançar os clientes e seus pontos fracos e fortes.

4. PERCEBA AS NECESSIDADES DO USUÁRIO

Se você quiser ter uma repercussão entre os leitores, tudo o que você precisa fazer é perceber as necessidades do usuário. Segundo relatório da Zendesk, no Brasil, cerca de 80% dos consumidores dizem que a experiência do consumidor é mais importante do que nunca. Antes de criar, você deve entender o que os leitores desejam ver e o que os leitores precisam.

Somente entendendo as necessidades do usuário e percebendo seus pensamentos íntimos, todos podem se envolver na criação com base nos "pontos de dor" dos leitores. Claro, apenas essas obras podem obter a aprovação de mais pessoas.

5. DETERMINE O FORMATO DO CONTEÚDO

Lembre-se de que você cria conteúdo digital para a persona do comprador, portanto, deve escolher o formato apropriado para a persona do cliente e o estágio atual da jornada do cliente.

Existem muitos formatos que você pode escolher, blogs, podcasts, vídeos, fotos, e-books, etc., mas você deve escolher o formato apropriado que se adapte às mensagens de marketing que deseja direcionar ao cliente.

6. ESCOLHA A ESTRATÉGIA DE MARKETING

MARKETING DE CONTEÚDO NÃO PAGO

Projetado para aumentar a visibilidade de seu conteúdo e a eficácia de sua campanha de marketing sem gastar dinheiro e fazendo isso por meio de canais de marketing não pagos, tais como: SEO, mídia social, marketing por e-mail.

O benefício do conteúdo não pago é o aumento do conhecimento da marca e da autoridade da marca.

MARKETING DE CONTEÚDO PAGO

Dá a você a oportunidade de promover seu conteúdo digital e atingir mais clientes, e existem muitos canais de marketing pagos, como: anúncios patrocinados em motores de busca e anúncios em redes sociais.

7. ESCOLHA A PLATAFORMA CERTA

Existem muitas plataformas de novas mídias que podem se envolver na criação. Quer se trate do WhatsApp ou Telegram, embora essas plataformas incentivem a produção de conteúdo, não é fácil para todos ganhar dinheiro nessas plataformas.

Portanto, a primeira coisa que deve fazer antes de criar é escolher uma plataforma de acordo com suas necessidades e controlar seu período criativo.