Na era da Internet, o trabalho de todos está mais ou menos relacionado à Internet, como o popular criador de conteúdo. Pesquisa da consultoria BTA mostrou que, por conta da pandemia, o modelo de trabalho home office se tornou o padrão em pelo menos 43% das empresas brasileiras.

Hoje em dia, muitas pessoas querem se tornar criadores de conteúdo, mas poucos sabem no que prestar atenção para se tornar um criador de conteúdo de alta qualidade. 

Compartilhamos com você, ideias iniciais para se tornar um produtor de conteúdo de alta qualidade.


Como fazer criação conteúdo digital profissionalmente

1. Melhore sua habilidade de escrita

Se você deseja ser um criador de conteúdo de alta qualidade, a primeira coisa que você precisa é ter uma boa noção de escrita. Comparada com a capacidade de capturar assuntos quentes, a capacidade de escrever ou roteirizar é pouco considerada. 

Hoje em dia a caneta está fora de uso, mas escrever, independente de onde, ajuda a melhorar a sua capacidade de capturar pontos quentes e ir cada vez mais longe no caminho da criação.

2. Pesquise por palavras-chave 

A criação de sua buyer persona provavelmente deu a você alguns insights sobre os tópicos sobre os quais escreverá, e as perguntas que seu público pode ter é uma boa maneira de fazer sua pesquisa de palavras-chave é anotar algumas perguntas que seu público possa ter.

Faça uma pesquisa de palavras-chave para ver quantas pessoas buscam por uma palavra específica e saber o tamanho da busca mensal e a extensão de sua dificuldade.

3. Procure por ideias

Agora que você identificou as palavras-chave a serem segmentadas, é hora de apresentar algumas ideias de conteúdo.

As melhores formas de ter ideias são a tempestade de ideias, buscar inspiração nos livros que você leu, pesquisas na web e a pesquisa de concorrentes.

Siga seus canais de marketing e acompanhe o conteúdo dos tópicos sobre os quais escrevem, os formatos de conteúdo que usam para alcançar os clientes e seus pontos fracos e fortes.

4. Perceba as necessidades do usuário

Se você quiser ter uma repercussão entre os leitores, tudo o que você precisa fazer é perceber as necessidades do usuário. Segundo relatório da Zendesk, no Brasil, cerca de 80% dos consumidores dizem que a experiência do consumidor é mais importante do que nunca. Antes de criar, você deve entender o que os leitores desejam ver e o que os leitores precisam. 

Somente entendendo as necessidades do usuário e percebendo seus pensamentos íntimos, todos podem se envolver na criação com base nos "pontos de dor" dos leitores. Claro, apenas essas obras podem obter a aprovação de mais pessoas.

5. Determine o formato do conteúdo

Lembre-se de que você cria conteúdo digital para a persona do comprador, portanto, deve escolher o formato apropriado para a persona do cliente e o estágio atual da jornada do cliente.

Existem muitos formatos que você pode escolher, blogs, podcasts, vídeos, fotos, e-books, etc., mas você deve escolher o formato apropriado que se adapte às mensagens de marketing que deseja direcionar ao cliente.

6. Escolha a estratégia de marketing 

Marketing de conteúdo não pago

Projetado para aumentar a visibilidade de seu conteúdo e a eficácia de sua campanha de marketing sem gastar dinheiro e fazendo isso por meio de canais de marketing não pagos, tais como: SEO, mídia social, marketing por e-mail.

O benefício do conteúdo não pago é o aumento do conhecimento da marca e da autoridade da marca.

Marketing de conteúdo pago

Dá a você a oportunidade de promover seu conteúdo digital e atingir mais clientes, e existem muitos canais de marketing pagos, como: anúncios patrocinados em motores de busca e anúncios em redes sociais.

7. Escolha a plataforma certa

Existem muitas plataformas de novas mídias que podem se envolver na criação. Quer se trate do WhatsApp ou Telegram, embora essas plataformas incentivem a produção de conteúdo, não é fácil para todos ganhar dinheiro nessas plataformas. 

Portanto, a primeira coisa que deve fazer antes de criar é escolher uma plataforma de acordo com suas necessidades e controlar seu período criativo. 

8. Revisão de conteúdo

Quer você crie conteúdo há algum tempo ou siga uma estratégia de conteúdo para um trabalho que você fez, organize-o de acordo com seu novo plano de conteúdo.

Pode incluir reescrever o conteúdo ou corrigir algumas lacunas que não se enquadram na personalidade do cliente ou na jornada do cliente. Reúna todo o seu conteúdo em uma planilha e crie colunas para palavras-chave, personas, estágio da jornada do comprador, posição principal, etc.

9. Capacidade de continuar aprendendo

Somente ao manter um alto grau de capacidade de aprendizagem, o trabalho de todos pode se tornar cada vez mais de alta qualidade. Somente dessa forma um produtor de conteúdo pode ir cada vez mais longe no processo criativo.

As ferramentas mais importantes para a criação de conteúdo digital

Embora um sistema de gerenciamento de conteúdo o ajude a gerenciar seu conteúdo, ele não o ajudará a criá-lo.

Onde as ferramentas de criação de conteúdo desempenham um papel importante, as ferramentas de criação de conteúdo o ajudarão, independentemente do tipo de conteúdo que você criar.

Rumo à carreira de produtor de conteúdo digital

Os criadores de conteúdo são empreiteiros que têm sucesso em uma ampla variedade de projetos, tanto para empresas quanto para si mesmos. A agência Influecye.me revelou que 97,2% dos profissionais acreditam que o Marketing de Influência é uma forma eficaz de marketing. 

Por ter múltiplas habilidades avassaladoras, como escrita, planejamento, gerar ideias, design, marketing, direção, pode-se dizer que os criadores de conteúdo se tornaram ninjas da era digital.

A expressão "produtor de conteúdo digital" é popular há algum tempo e é possível projetar, escrever, publicar livros, materiais, fotos e fazer vídeos. Você pode mergulhar no conhecimento de vários setores, cuidar do marketing e até mesmo se tornar um consultor.

Se você tem muito conhecimento e não se encaixa em uma organização, considere se tornar um produtor de conteúdo digital. Transforme as suas habilidades e talento em negócio online e comece a lucrar ao monetizar o seu conteúdo. Pronto se tornar um produtor de conteúdo?