Quantas vezes você já se cobrou ir para a academia porque "precisava emagrecer"? Essa é uma máxima tão enraizada na nossa compreensão de saudabilidade corporal que quase não refletimos sobre, e as pesquisas por emagrecimento a qualquer custo no Google já somam mais de 15 milhões de tópicos em 2021.

Não é por falta de informações de qualidade, hoje temos desde profissionais que promovem o conceito de saúde integral do corpo, até criadores de conteúdo que nos fazem refletir sobre como o exercício físico pode ser uma fonte de prazer, coletividade e cuidado — vale à pena seguir o @movimentocorpolivre e a @atletadepeso no Instagram, criadoras que discutem sobre o tema.

Uma grupo de desafio fitness pra você chamar de seu:

Pensando nisso, a Alessandra Marchiori, mais conhecida como Lele, criou um grupo online no WhatsApp que começou como uma pequena rede de apoio para mulheres que gostavam de se exercitar juntas e virou o Desafio da Lele, um desafio fitness que conta com mais de 30 mil alunas inscritas ao redor do mundo e já está na sua 32a edição. Dá uma olhada no papo que batemos com ela:

Um grupo de desafio nada mais é que um programa estruturado para alcançar um objetivo final. Normalmente são grupos de curta duração e seus membros são desafiados todos os dias a cumprir tarefas para no final atingir as metas estabelecidas.

Moral da história

Quando nos abrimos para a ideia de que a prática de exercícios físicos é valiosa para nós como seres humanos que se movimentam e se relacionam, um espaço de procura por comunidades com a mesma finalidade é liberado dentro da gente, e começamos a encarar o mundo fitness como uma forte rede de apoio e descobertas.