Essa semana nós entrevistamos o Lucas Estevam, do canal Estevam Pelo Mundo. Ele começou o seu blog de viagens há mais de 9 anos, quando ainda morava na Europa e hoje são quase 3 milhões de brasileiros impactados diariamente em suas escolhas de destinos e empresas para viajar.

Como uma das referências na criação de projetos e webseries para companhias aéreas, destinos, hotéis e lifestyle, ele criou um novo produto: a sua comunidade paga "Papo de Viagem" com o objetivo de tirar dúvidas e construir um espaço para falar sobre: viagens, debater sobre promoções, encontrar parceiros pra viajar juntos, seguro viagem e muito mais.

Sobre o que é o seu grupo em uma frase?

O Papo de Viagem é um lugar onde os viajantes se encontram para viajar muito mais, gastando bem menos.

Fonte: Instagram/ Estevam Pelo Mundo

Estevam pelo mundo é uma marca consolidada em conteúdo de viagens. Da onde surgiu a vontade de criar uma comunidade paga e o que te motivou?

A ideia de criar uma comunidade paga veio porque muitas pessoas me pediam consultorias, dicas exclusivas e um espaço para que eles pudessem ter uma atenção especial. Hoje são quase 3 milhões de seguidores no Youtube, Instagram, então é impossível você conseguir controlar tudo isso. Já na comunidade eu consigo ajudar as pessoas de forma mais individualizada, postando promoções, dicas e respondendo dúvidas.

Você tem quase 3 milhões de seguidores. Começar uma comunidade dá o mesmo frio na barriga que começar um canal no YouTube?

Começar uma comunidade é como começar uma nova rede social, com certeza. É como começar um canal no Youtube, começar uma página no Facebook, um Instagram novo. É tudo bem diferente, uma plataforma nova, mas aos poucos é bacana porque a comunidade se ajuda e a gente constrói isso juntos. Então, desde o primeiro post, a primeira dúvida, a comunidade vai se moldando, vai crescendo junto. Isso me lembra muito o meu começo no Youtube, quando os meus seguidores me ajudaram a dar os primeiros passos.

Fonte: Instagram Estevam Pelo Mundo

O que você gostaria de ter aprendido antes de começar a viajar?

Se eu tivesse uma comunidade dessa ou alguém pra começar e me ajudar com tanta dúvida e tanta coisa pra aprender, com certeza eu teria economizando muito tempo,  dinheiro e evitado perrengues nesse mundo. Eu lembro de já ter pago bem caro em passagem achando que estava fazendo um bom negócio, de reservar hotéis que eu achava que tava arrasando e no final foi uma grande fria, também penso nos países que eu fui e não pretendo volta, já outros eu quero muito voltar.

Você acha que o brasileiro conhece o Brasil? O que ter viajado para todos os estados te ensinou?

Eu sou muito grato de ter conhecido todos os estados brasileiros e o que me deixa feliz é ter percebido que todos os brasileiros são mega hospitaleiros e vários sonham em conhecer o mundo como eu. Durante a minha jornada gravando o Brasil 60, sessenta vídeos visitando todos os estados brasileiros, eu pude ver que todo mundo tem vontade de saber como é a vida do outro, como é a cultura do outro, como o outro vive, se comporta e o que tem pra fazer em outras cidades do Brasil. Toda a cidade é única e especial do seu jeito.

Um lugar que você gostaria de não ter ido e um lugar que você gostaria de voltar uma vez por ano.

Olha, eu acho que não tem nenhum lugar que eu não gostaria de ter ido, mas tem lugares que a gente não volta, mesmo sendo lugares que me ajudaram a crescer muito como pessoa, viajando. Agora, tem lugares que eu sou doido pra voltar: a Islândia roubou o meu coração, o Japão e a sua cultura e comida, Alemanha. Vários lugares. 

Fonte: Instagram/ Estevam pelo Mundo

Viajar pelo mundo é só pra que tem dinheiro?

Esse é um mito que eu escuto tanto: "ai, tem que ter muito dinheiro pra viajar pelo mundo..." - Não, tem que ter conhecimento. O conhecimento é muito mais valioso do que o dinheiro, porque você economiza e viaja de forma inteligente. Nem sempre viajar de forma mais cara é a forma mais inteligente. As suas economias te possibilitam fazer coisas diferentes e a mais no percurso, assim como investir estrategicamente em passagens ou hotéis também. 

Conheça a comunidade Papo de Viagem e aprenda a viajar mais e melhor.