Caso você possua um grupo gratuito e queira passar a cobrar pelo seu conteúdo, existem algumas questões que você precisa levar em consideração antes.

Para conseguir ter sucesso monetizando com grupos pagos, primeiro é necessário ter um alcance significativo e um bom engajamento do seu público.

Alcance e engajamento

Através de ferramentas de redes sociais, verifique o seu alcance e o engajamento da sua audiência.

Assim, meça sua audiência, saiba quantas pessoas você atinge. Em seguida, o quanto o seu público interage com você. Isto é, quantas pessoas visualizam, curtem, comentam, respondem e compartilham o seu conteúdo.

As interações medem o seu engajamento, seguidores engajados são muito mais propensos a adquirirem o seu produto. Ou seja, é muito mais valioso ter um público não tão amplo, mas que seja ativo em suas postagens e nos seus grupos gratuitos.

Dessa forma, estabeleça objetivos. E, para isso siga os seguintes passos:

1) Saiba quanto deseja ganhar, e quantas pessoas quer atingir.

2) Determine uma taxa de conversão em inscrições para um grupo pago, como atingir 10% das pessoas que interajam com o seu conteúdo.

3) Por fim, a fim de atingir essa meta, tente investir na sua base oferecendo bastante conteúdo gratuito e de qualidade.

Conteúdo gratuito

Recomenda-se que você não deixe de gerar conteúdo gratuito, continue entregando valor para o público que não comprar o seu produto. Deixe claro que esse conteúdo exclusivo é apenas um bônus.

Isso é muito importante, principalmente para você continuar aumentando a sua audiência e ainda garante um maior engajamento. E, ainda torna o seu conteúdo mais relevante, o que amplia o seu alcance.

Ou seja, sempre faça o melhor trabalho que consegue, e o aperfeiçoe-o a cada dia. O seu conteúdo gratuito é a sua maior propaganda. E é a vitrine do seu trabalho, pode-se dizer que é uma amostra do que você realmente vai cobrar por.

Por exemplo, no nicho de sinais de investimento criadores costumam postar dicas em um grupo gratuito, mas ainda postam todas e as mais valiosas em um grupo exclusivo que é monetizado. No grupo free e no instagram é divulgado os resultados (que são em sua maioria positivos), o que atrai as pessoas a adquirirem o produto vip.

Outro caso, é uma personal que dá dicas para treinos de musculação em um grupo gratuito, porém no grupo pago ela posta diariamente vídeos de treinos exclusivos, e ainda entrega um e-book com receitas low carb escrito por uma nutricionista. Ou seja, além de dar conteúdo relevante no grupo liberado para todos, ainda oferece materiais a mais para os participantes pagantes.

Ainda, continue publicando o seu conteúdo com uma determinada frequência e mantenha essa constância.

Conteúdo do grupo pago

Decida o que vai oferecer e crie um conteúdo único e diferenciado, pois quem comprar o seu serviço ou o seu material estará pagando para ter algo exclusivo.

As pessoas querem uma conexão mais próxima e exclusividade acerca do conteúdo. E isso ainda deve retornar algo positivo para elas, seja dinheiro, seja realização pessoal. Assim, saiba o que o seu público procura e ofereça isso a eles, sempre apresentando algo que não podem achar em outros lugares.

Assim como em postagens gratuitas, é preciso postar conteúdos com frequência e com certa constância. Sempre ofereça conteúdos bônus, como um e-book, planilhas referentes ao seu negócio, etc.

Na época do lançamento do seu grupo pago, aproveite toda chance que tiver de lembrar a sua audiência de que vai abrir as vendas do seu conteúdo pago.

Na véspera de lançar a mudança do gratuito para o pago, faça uma boa propaganda de seu conteúdo, lembre dos benefícios e os diferenciais de assinar o seu conteúdo.

Sempre peça para seus amigo e familiares compartilharem o seu conteúdo e indicarem o seu trabalho. Ainda, compartilhe os depoimentos e comentários positivos em relação ao seu trabalho, o que expressa uma imagem positiva e confiança em relação ao seu público.

Análise da conversão

Use a sua taxa de conversão como ferramenta de análise para saber onde deve-se focar. Sendo esta taxa a proporção entre a quantidade de pessoas que compram o seu produto sobre a quantidade de pessoas que têm algum acesso ao seu conteúdo, seja pessoas que seguem o seu trabalho ou participam de um grupo gratuito.

Isto é, se essa taxa de conversão está abaixo de 10%, tente investir em converter os participantes do seu grupo gratuito, ou se você ainda não tiver, as pessoas que mais interagem com o seu conteúdo. Recomenda-se que sempre deixe uma chamada para ação para atrair seu público a adquirir o seu produto, caso o produto estiver na ChatPay, coloque o link da página de vendas. Ainda, tente sempre adquirir mais leads, oferecendo conteúdo gratuito em troca de algum contato, como um e-mail.

Caso a sua taxa de conversão seja maior que 10%, o seu produto é algo que as pessoas estão dispostas a pagar. Assim, procure aumentar a sua base de contatos e o número de participantes nos seus grupos gratuitos, se você tiver. Anuncie o seu link de vendas da ChatPay em todas as suas redes sociais e peça para amigos e familiares fazerem o mesmo. É muito importante que eles recomendem o seu trabalho.  

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