Com mais de dois milhões de usuários ativos em todo o mundo, utilizar estratégias de como fazer WhatsApp marketing é definitivamente uma das formas preferidas atualmente para expandir negócios online.

Como proprietário de empresa ou criador de conteúdo digital, você provavelmente busca cada vez mais oportunidades para alcançar o maior número possível de pessoas, criar alta exposição, atingir o público-alvo e aumentar a receita.

Se você ainda não sabe como fazer WhatsApp marketing para potencializar o seu negócio, o guia a seguir foi escrito especialmente para você.

O que é WhatsApp marketing?

O WhatsApp marketing é um método de marketing que usa a plataforma WhatsApp para alcançar, atrair clientes em potencial e gerar conversões.

Tudo o que você precisa é de Internet e o dispositivo para receber ou enviar chamadas e mensagens. Ao contrário das redes sociais como Instagram ou Facebook, o marketing por WhatsApp é feito diretamente para o cliente

É assim que qualquer empresa ou marca pode se tornar e fazer parte dos contatos pessoais do cliente. Se você planeja lançar um novo produto ou deseja informar os clientes sobre novos serviços, o WhatsApp marketing é uma maneira  fácil de tornar isso possível.

Benefícios do WhatsApp marketing

Na maioria dos setores, aumentar o envolvimento do cliente é uma tarefa difícil. No entanto, no WhatsApp, torna-se muito mais simples, já que a taxa de abertura de mensagens é de 70%. 

O WhatsApp é um aplicativo vantajoso para o lançamento de novos produtos ou serviços em todo o mundo, pois ele promove pontes de comunicação entre clientes  garantindo confiança.

Como fazer WhatsApp marketing 

  1. Integração do WhatsApp com o site (botão para falar diretamente)

O chat do WhatsApp é a maneira mais eficaz e fácil de se conectar com clientes em potencial que chegam no site. Com a ajuda do marketing digital, nosso principal objetivo é trazer usuários ao site. No site, podemos atrair visitantes para iniciar o chat do WhatsApp com a sua empresa.

  1. Estratégia de grupo WhatsApp

Os grupos do WhatsApp são um dos recursos mais usados ​​no WhatsApp. Muitos usuários ingressam em grupos relacionados a amigos, família, colegas de classe, colegas e interesses pessoais. Esta é a maneira mais eficaz de construir uma comunidade de pessoas com interesses semelhantes. 

A única limitação dos grupos é que só podemos adicionar 256 membros a um único grupo. Os grupos do WhatsApp podem ser usados ​​para interagir com clientes ou clientes em potencial.

Aqui estão as dicas básicas para criar um grupo WhatsApp de sucesso:

  • Crie grupos de WhatsApp com tópicos relacionados ao seu setor;
  • Convide clientes potenciais relevantes para se juntar ao grupo;
  • Salve o código QR do grupo e divulgue-o na Internet;
  • Dê ao grupo um nome exclusivo e carregue a imagem de grupo apropriada;
  • Se você tiver um logotipo de marca, adicione-o ao ícone do grupo;
  • Atraia clientes por meio de conteúdo útil, arquivos de mídia, etc;
  • Se o grupo for usado apenas para atualizações de informações, você pode habilitar a função de falar apenas para administradores para evitar confusão de informações.
  1. Use a API para automatizar o WhatsApp

Esse recurso é muito adequado para grandes empresas que precisam fornecer aos clientes suporte 24 horas por dia, informações recentes e promocionais.

Por exemplo, um site de comércio eletrônico pode usar a integração de API para atualizar informações sobre o status do produto, status de envio e publicar mensagens promocionais para público-alvo.

Usando a API, você pode integrar aplicativos existentes, sistema de CRM e WhatsApp para atualizar as informações mais recentes para os clientes em tempo hábil. Algumas empresas também desenvolveram bots de bate-papo do WhatsApp para aproveitar ao máximo as funções da API do WhatsApp.

  1. Estratégia de lista de transmissão do WhatsApp

A função de lista de transmissão pode ajudar os usuários a enviar mensagens para vários contatos (256) ao mesmo tempo. A lista de transmissão é um grupo de listas de contatos. Quando um usuário transmite uma mensagem, esse grupo de contatos recebe a mensagem automaticamente.

Nota: Apenas aqueles que o adicionaram à lista telefônica receberão sua mensagem. Esta comunicação de mensagem é de um para muitos e todos os destinatários receberão sua mensagem.

Quando você envia uma mensagem para um contato na lista de transmissão, todos os destinatários receberão a mensagem como uma mensagem normal e, quando responderem, ela também será apresentada em um bate-papo individual normal, e outros destinatários não verão todas as respostas de outras pessoas à mensagem original.

Esse recurso é muito adequado para escolas e empresas que desejam se comunicar com muitos usuários imediatamente, sem adicioná-los a um grupo.

  1. Estratégia de atualização de status do WhatsApp

O WhatsApp permite aos usuários postar histórias e atualizações de status válidas por 24 horas. É semelhante ao Instagram e Facebook Stories, em que você pode postar vídeos, fotos e texto com links. 

Você pode usar atualizações de status para promover produtos e exigir que os usuários forneçam capturas de tela de códigos de cupom para compras com desconto. Ao colocar um link na atualização de status do WhatsApp, você pode obter o tráfego do WhatsApp.

Gere mais valor com o WhatsApp marketing

Utilizar o WhatsApp marketing te permitirá estar em contato com o seu público-alvo onde quer que ele esteja, manter uma relação pessoal e trazer a sensação de valor e importância

Como você pode ver, as campanhas via WhatsApp se caracterizam pelo nível de efetividade, assistência aos clientes de maneira prática e redução de custos sem precedentes. 

Contudo, para que as suas estratégias de marketing por WhatsApp tenham êxito, devem estar alinhadas às boas práticas de marketing digital. Ao contrário, você corre o risco de gerar o famoso spam, afetar a reputação da sua marca e afastar possíveis clientes.

Se você gostou deste guia e quer aprender mais sobre como ganhar dinheiro via WhatsApp e fazer o seu negócio crescer, leia mais artigos em nosso blog!