Antes de passarmos por quais aprendizados funcionam para as principais categorias dentro das comunidades pagas, é importante reforçar que, um grupo bem estruturado, com uma proposta de valor clara e com as etapas bem estabelecidas para os membros, contribui muito para a construção de um infoproduto dentro do WhatsApp/Telegram, independente dos assuntos abordados.

Pra você que quer entender melhor como montar um grupo de sucesso, vale conferir o post anterior aqui.

Posto isso, vamos de forma direta aos principais tópicos e aprendizados nas categorias que melhor performaram na ChatPay.

1 - Grupos de Desafios:

Um grupo de desafio nada mais é do que um programa estruturado em cima de um objetivo único. A ideia é os membros participarem desse desafio por um período pré-determinado com o acompanhamento do criador até atingir as metas estabelecidas. Um bom exemplo, que deixa clara a estrutura de um grupo como esse, é um desafio fitness. O objetivo central é perder 5 kg em 2 meses. O admin cria os exercícios, os membros fazem e ele incentiva, durante esse período de tempo, até chegar no resultado ideal.

Os grupos de desafio têm particularidades que contribuem muito para o sucesso junto aos usuários. Como, geralmente, uma comunidade como essa nasce com um propósito já preestabelecido e uma entrega de valor clara, na hora que o membro reflete sobre comprar o grupo ou não, o processo de ancoragem e comparação de custo x benefício se dá de maneira muito mais fácil. O possível membro reflete: vou gastar X e obter Y, se for satisfatório pra ele, com toda certeza a adesão acontecerá.

Mas, só isso não explica o sucesso dos grupos de desafios. Voltando ao exemplo de um grupo do universo Fitness. em especial nesse caso, o senso de comunidade contribui muito para o processo de desenvolvimento em grupo. Além dos estímulos do criador, as próprias pessoas dentro dos grupos estimulam umas as outras a continuar melhorando e obtendo melhores resultados. Quando o grupo passa a compartilhar os caminhos que percorreram pra obter o que desejam, o senso de pertencimento se amplifica e a “roda passa a girar mais rápido”, a aprendizagem em grupo é uma jornada mais rica do que um desafio solitário.

Por último, mas não menos importante, um ponto que pode parecer papo de autoajuda, mas que funciona demais; o poder do hábito. Vamos usar como exemplo o Desafio da Lelê, uma mulher que faz parte do grupo começou seu desafio, extremamente, motivada, mas ao longo do processo ela acaba engajando menos, porém, quando acorda, abre o WhatsApp e vê que todas as outras mulheres que fazem parte do grupo publicaram suas evoluções, com isso ela passa a se motivar novamente e volta a fazer os exercícios. Esse é o benefício do grupo. Quando um infoproduto é estruturado como um desafio, os membros passam a absorver hábitos propostos pelo admin e, consequentemente, pelos outros membros em seu dia a dia. Com isso, os resultados acabam ficando mais consistentes.

2 - Mentorias:

Diferente dos grupos de desafio, os de mentoria focam mais no processo de aprendizagem de médio prazo. O grupo é estruturado, basicamente, com um viés mais de acompanhamento e evolução. Obviamente, tem suas semelhanças com os outros tipos de grupo, mas nesse caso, o criador tem uma flexibilidade maior de adaptar o seu produto, de exercitar ou estimular pontos que os membros estejam sentindo maior necessidade e evoluir junto com os próprios usuários.

Assim, como em todos os outros modelos de grupos, a presença do criador é imprescindível. Porém, no caso de mentoria, bem como diz o nome, o administrador é o mentor do grupo e cabe a ele protagonizar todo o processo de aprendizagem dos membros. Ele é a cola que une todo mundo do grupo e tem o papel de avaliar e auxiliar o processo de todos.

Um bom exemplo de grupo de mentoria é o do Samuel Fialho, que estruturou um produto para gestores de tráfego locais. Dentro do grupo, além do conteúdo técnico sobre tráfego, ele faz o acompanhamento de como captar clientes, a evolução dos membros, quais argumentos de venda pra variados segmentos, motivação para ir atrás de novas oportunidades e etc.

A presença dele e a troca constante é o combustível para o grupo.

3 - Canal de Transmissão:

Para os canais de transmissão, ter um grupo funciona especialmente pela velocidade na troca de informações. Alguns grupos, que auxiliam a rentabilizar com dicas e palpites de investimento na internet, têm como vantagem o fato de o quanto uma dica é perecível. Um palpite de investimento, acontece naquele momento, em horas já não valerá mais.

Com a potencialidade do senso de comunidade, onde os membros dão dicas e sugestões, a interação e estímulo pra quem está pagando pelo grupo é, extremamente, positiva para o seu infoproduto.

4 - Investimentos:

Por fim, a outra categoria de que tem performance notável nos grupos pagos, é a dos investimentos. Administradores que dão dicas e mentoria sobre investimento costumam funcionar muito bem também. Assim, como nos canais de transmissão e nos de mentoria, ou até mesmo em grupos mistos que juntam essas duas maneiras de atuar, os fatores de o quanto uma informação é quente e fresca e o quanto os administradores estimulam os membros são determinantes para eficácia do grupo.

Quando alguma informação de ações de uma determinada companhia vai subir, como investir em blockchain ou que determinado IPO vai acontecer, são acontecimentos pontuais que têm prazo de validade, portanto exige alto engajamento dos membros. Assim como, o acompanhamento do gestor quando o assunto são finanças pessoais.

Todas as 4 categorias de grupos dependem muito da interação e de um papel ativo do administrador, porém, se você domina algum desses assuntos e têm uma mínima didática ou imagina como montar um infoproduto dentro de um desses quatro universos, já é meio caminho andado.

Vale experimentar construir uma comunidade e ir alimentando ela ao longo do tempo.