Está começando a desenvolver conteúdos na internet? Pretende monetizar essa sua iniciativa? Mas você tem ideia de como planejar conteúdo para redes sociais?

As redes sociais são espaços indispensáveis para o desenvolvimento de uma sólida estratégia de marketing digital.

Por meio de suas postagens, você consegue engajar melhor o seu público e conquistar mais seguidores interessados em seus conteúdos. Assim, sua empresa ganha maior visibilidade e as vendas tendem a aumentar.

Mas, para ser bem sucedido, é preciso mais do que um conteúdo de qualidade. Você deve se atentar também à frequência das suas publicações e ao dia e hora mais adequados para que sua mensagem chegue às pessoas certas.

Se você tem interesse em trabalhar com produção de conteúdo para redes sociais, é extremamente importante montar um planejamento para as postagens.

Através de calendário de publicações, é possível organizar melhor o que e quando será postado e se destacar nas redes sociais.

Para te ajudar, separamos aqui 5 dicas de como criar um calendário de postagens. Continue a leitura e saiba como promover uma organizada gestão de redes sociais:

  1. Saiba para quais redes sociais você vai produzir conteúdo;
  2. Produza conteúdos com maior potencial de gerar engajamento;
  3. Defina a frequência para postar conteúdos;
  4. Escolha a ferramenta adequada;
  5. Fique atento às datas comemorativas.

Leia também: Qualquer um pode ser um criador de conteúdo

Se você está pensando em começar a criar conteúdo em redes sociais para conseguir uma renda com isso, este vídeo também poderá ajudar muito você, confira:

 

O que é um calendário de postagens nas redes sociais?

Antes de mostrarmos como criar um calendário de postagens para redes sociais, é importante relembrarmos o que é e para que serve essa ferramenta.

O calendário de publicações é um recurso da gestão de redes sociais que vai definir o tipo de conteúdo que será postado e a frequência das postagens.

Com essa ferramenta, consegue-se estabelecer com antecedência quantos posts serão feitos por dia, o horário das publicações e o intervalo de tempo entre um post e outro.

Além disso, o calendário serve também para organizar as publicações por assunto. Assim, consegue-se controlar o fluxo de informações, além de facilitar a avaliação de resultados.

Leia mais: Como criadores de conteúdo podem ser menos dependentes de publicidade

Gestão de redes sociais: como criar um calendário de postagens?

Como você pôde perceber, o calendário de conteúdo para as redes sociais é um instrumento indispensável para o sucesso de sua estratégia online.

O planejamento das publicações te ajudará a garantir uma consistência em seus conteúdos e engajamento dos seguidores.

Confira abaixo 5 dicas de como planejar conteúdo para redes sociais:

1 - Saiba para quais redes sociais você vai produzir conteúdo

Existem diferentes redes sociais que você pode incorporar à sua estratégia de marketing digital. Mas isso não significa que você precisa produzir conteúdo para todas elas.

É importante que você concentre seus esforços nas redes sociais mais utilizadas pelo seu público-alvo.

Veja também: WhatsApp x Telegram? Como começar

2 - Produza conteúdos com maior potencial de gerar engajamento

Na hora de planejar seu calendário de postagens para as suas redes sociais, é importante definir quais tipos e formatos de conteúdos podem gerar maior engajamento entre seu público-alvo.

Quais assuntos interessam mais seus seguidores? Será que vale a pena produzir conteúdo em vídeo? Como apresentar esses conteúdos de modo a estimular os seguidores a compartilharem os posts?

Veja mais: Porque grupos pagos são a melhor forma de engajar a sua audiência

3 - Defina a frequência para postar conteúdos

Nesta terceira dica de como planejar conteúdo para as redes sociais, você deve escolher quantas vezes por semana e por dia serão publicados os conteúdos.

A definição da frequência vai depender do comportamento de consumo do seu público-alvo nesses espaços e também do perfil das redes sociais escolhidas.

Vale conferir: Como funciona um canal de transmissão

4 - Escolha a ferramenta adequada

Você pode muito bem montar o seu calendário de postagens no Excel. Há também outras opções de ferramentas com recursos mais avançados e com layout mais agradável, como é o caso do Google Calendar e do Trello.

Inclusive, o Trello tem modelo calendário que você pode adaptar para a sua empresa.

Veja como pode ficar bem organizado o seu calendário editorial usando essa ferramenta:

Conheça também: Programa de afiliados: como ele pode ajudar no crescimento da sua comunidade

5 - Fique atento às datas comemorativas

Nesta última dica de como criar um calendário de postagens, preste atenção às datas comemorativas do ano, como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, o Natal, o Dia do Consumidor e tantas outras que você conhece. Desenvolva conteúdos relacionados a essas datas para gerar maior engajamento.

E, de preferência, essas datas especiais devem ter a ver com as características de seu público-alvo, o nicho de mercado em que você atua..

Entenda: Encontrando o seu nicho de mercado

Bom, essas são as nossas dicas de como criar um calendário de postagens.

Lembre-se de, periodicamente, revisar seu calendário e se atentar aos assuntos que são tendência atualmente. Se necessário, atualize sua programação de publicações. Afinal, seu público é dinâmico, não estático, e você precisa estar sempre atento àquilo que eles realmente querem ver, ouvir e conhecer em suas publicações.