ChatPay: o que é, como funciona e exemplos para se inspirar e monetizar seus conhecimentos com grupos pagos

Você sabia que é possível monetizar seus conhecimentos criando uma comunidade virtual de aprendizado em grupos pagos no WhatsApp e Telegram?

Essa é justamente a proposta do ChatPay. A plataforma, lançada pouco antes do início da pandemia de Covid-19, vem conquistando cada vez produtores de conteúdo que querem montar um negócio online.

Além disso, é crescente também o número de assinantes que desejam consumir infoprodutos exclusivos e fazer parte de uma comunidade digital composta por pessoas com interesses em comum.

Mas, afinal, o que é ChatPay? Como funciona o ChatPay?

Convidamos você a prosseguir com a leitura deste artigo e descobrir a resposta para essas perguntas e conferir também alguns exemplos de grupos pagos no Telegram e WhatsApp que utilizam a plataforma do ChatPay.

Veja também: Como funciona um grupo de desafio? 

ChatPay: o que é?

Podemos definir o que é ChatPay como uma empresa que oferece uma plataforma que ajuda a criar e gerenciar grupos pagos no WhatsApp e no Telegram.

Criada em Belo Horizonte no início de 2020, a ChatPay tem como proposta a gestão de comunidades virtuais criadas nesses dois aplicativos de mensagens instantâneas, desde a criação até a liberação de links de acesso e gestão de pagamentos.

Em entrevista para a Folha de São Paulo, o sócio-fundador do ChatPay, Arthur Alvarenga, disse que a startup surgiu após uma tentativa não muito bem-sucedida de criar a versão brasileira do aplicativo NextDoor, que visa criar uma comunidade digital entre vizinhos.

O “NextDoor tupiniquim” não deu muito certo porque aqui no Brasil, porque a vizinhança já costuma se comunicar por meio de “grupos no zap”.

Foi a partir dessa constatação que Arthur Alvarenga e seus sócios se deram conta do potencial dos aplicativos de mensagens já existentes e desenvolveram o ChatPay.

Por meio dessa plataforma, você consegue monetizar grupos no WhatsApp e Telegram, cobrando pelo acesso a essas comunidades em troca de conteúdos, infoprodutos e interações exclusivas.

O ChatPay faz uso de uma tecnologia avançada que te permite automatizar tarefas manuais, como cobrança e gestão de membros. Assim, você pode se concentrar em gerar valor para os assinantes do seu grupo por meio de conteúdos de qualidade.

Entenda isso ainda melhor dando uma olhada neste vídeo:

Veja mais: Como funciona um grupo de mentoria

Como funciona o ChatPay?

Entender como funciona o ChatPay é bastante simples. Por meio dessa plataforma, você vai criar e gerenciar seus grupos pagos no Telegram e WhatsApp.

Para acessar os grupos que você criar, os assinantes precisam pagar um valor que você estipular, o qual pode ser cobrado uma única vez ou em parcelas mensais, trimestrais, semestrais ou anuais.

Sobre o valor de cada assinatura, o ChatPay cobra uma taxa de 10,99% e nada mais. Ou seja, você só paga pelo que conseguir vender.

Com o ChatPay, você também pode criar uma página de vendas com a cara do seu negócio. Nessa página você tem a possibilidade de criar um feed para postar materiais de apoio mais aprofundados e exclusivos para os membros dos seus grupos pagos no Telegram e WhatsApp.

Toda a parte de cobrança, inclusão e exclusão de membros é feita automaticamente no ChatPay. Na plataforma, você ainda tem acesso a um dashboard atualizado para acompanhar o desempenho das suas vendas.

O pagamento dos acessos pode ser feio pelo cartão de crédito ou por boleto bancário. Na primeira opção, o acesso é liberado assim que o pagamento é confirmado pela operadora do cartão.

Já na segunda alternativa, o acesso para os membros é liberado em até 48h após a efetivação do pagamento.

O dinheiro das suas vendas estará disponível para saque na conta bancária cadastrada em até 30 dias após o pagamento dos assinantes.

Confira tudo que o ChatPay pode fazer, assistindo a este depoimento do Caio Caetano, um professor que tem enorme sucesso usando o ChatPay com seus alunos:

Leia mais: Dashboard de vendas: entenda como funciona

Solucionando dúvidas sobre como funciona o ChatPay

Se você precisar de informações completas sobre como funcionam as ferramentas e facilidades do Chat Pay, existem três canais principais para encontrar as respostas para suas perguntas:

 O que você pode aprender em grupos pagos no WhatsApp e Telegram?

Existem vários nichos de conhecimento para quem quer fazer parte de uma comunidade virtual de aprendizagem nesses dois principais aplicativos de mensagem.

É possível entrar em grupos de desafio fitness, como o Desafio da Lelê, criado pela advogada Alessandra Marchiori.

Mas se você tem interesse em aprender a tocar violão, você pode entrar no grupo do professor Caio Caetano, o Caê do Violão.

Agora para quem quer saber mais sobre como aproveitar as milhas de viagens, você pode participar do grupo Cartões, Milhas e Viagens, criado por Gabriel Dias, dono do blog Falando de Viagem.

Veja mais um vídeo sobre outro criador de conteúdo no ChatPay que tem ensinado muita gente a se dar bem nos estudos:

Bom, agora que você já sabe o que é ChatPay e como essa plataforma funciona, se inspire nos exemplos que citamos aqui e crie a sua comunidade para compartilhar e monetizar os seus conhecimentos.

E se você deseja saber como começar essa jornada de criação de conteúdo para desenvolver um grupo pago no telegram ou no WhatsApp e ganhar dinheiro com o seu talento, acompanhe missa série de cinco vídeos, começando por este:

Leia também: Como funciona um canal de transmissão